Instituto Pensar - Elias Vaz quer que Braga Netto explique nota contra CPI da Pandemia

Elias Vaz quer que Braga Netto explique nota contra CPI da Pandemia

por: Michelle Portela 


Foto: Agência Câmara

A pedido do deputado federal Elias Vaz (PSB-GO), a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) da Câmara dos Deputados aprovou de convite para que o ministro da Defesa, Walter Braga Neto, explique nota com críticas à CPI da Pandemia do Senado.

O socialista quer que Braga Netto compareça à CFFC para explicar nota oficial do Ministério da Defesa à imprensa na qual criticam declarações do presidente da CPI da Pandemia. Por se tratar de convite, o ministro é livre para comparecer.

Vaz anunciou o convite via redes sociais. Ele lembrou que Braga Netto produziu uma série de fatos para atacar os parlamentares que integram a CPI da Pandemia no Senado.

Nota foi assinada pelos comandantes das Forças Armadas

A nota foi publicada na última semana e foi assinada pelos comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica. No documento, os comandantes afirmam que "as Forças Armadas não aceitarão qualquer ataque leviano às instituições que defendem a democracia e a liberdade do povo brasileiro?.

Omar Aziz criticou "lado podre das Forças Armadas?

A reação dos militares ocorreu após o senador Omar Aziz (PSD-AM) afirmar que o "lado podre das Forças Armadas? estaria "envolvido em falcatrua dentro do governo?. Nas últimas semanas, depoimentos da CPI e reportagens veiculadas pela imprensa levantaram a suspeita de que militares da ativa que integram o governo participaram de irregularidades na compra de vacinas pelo Ministério da Saúde.

Nas últimas semanas, o ministro Braga Netto passou a ser apontado como o "provocador-chefe da República?, na opinião de ministros do Supremo Tribunal Federal e mesmo de alguns de seus subordinados na cúpula militar, assumindo a sua versão mais bolsonarista. O próprio presidente, Jair Bolsonaro, tuitou sobre o assunto.

"Essa narrativa, afastada dos fatos, atinge as Forças Armadas de forma vil e leviana, tratando-se de uma acusação grave, infundada e, sobretudo, irresponsável. A Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira são instituições pertencentes ao povo brasileiro e que gozam de elevada credibilidade junto à nossa sociedade conquistada ao longo dos séculos?.
Jair Bolsonaro

Leia também: Ministério da Defesa e Forças Armadas tentam intimidar presidente da CPI

Antes de Braga Netto, Onyx será ouvido

A CFFC agendou para a próxima quarta-feira (14) reunião com o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Onyx Lorenzoni. O ministro foi convidado pelo colegiado para prestar esclarecimentos sobre as ameaças feitas ao deputado Luis Miranda (DEM-DF) e ao servidor do Ministério da Saúde, Luis Ricardo, irmão do parlamentar.

O debate atende a requerimento do deputado Leo de Brito (PT-AC), que inicialmente pedia a convocação do ministro, o que tornaria a presença obrigatória. No entanto, o colegiado aprovou apenas o convite, o que deixa o ministro livre para não comparecer.

Com informações da Agência Câmara de Notícias



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: